Jogo da Trilha (moinho ou tafona)

UM JOGO DE TABULEIRO TRADICIONAL E ANTIGO, SEU OBJETIVO É REMOVER AS PEÇAS INIMIGAS ATÉ QUE RESTEM NO MÁXIMO DUAS. CADA VEZ QUE UM JOGADOR FORMA UMA LINHA HORIZONTAL OU VERTICAL COM TRÊS DE SUAS PEÇAS (UM "MOINHO") SOBRE O TABULEIRO, TEM O DIREITO DE ESCOLHER UMA PEÇA INIMIGA PARA REMOVER, DESDE QUE ESSA PEÇA NÃO FAÇA PARTE DE UM MOINHO INIMIGO, ESTA CAPTURA DE PEÇA DO JOGADOR OPONENTE TEM INÍCIO JÁ NA COLOCAÇÃO DAS PEÇAS NO TABULEIRO.

CONSTRUÇÃO DO JOGO

IREMOS USAR O PAPEL OU PAPELÃO COM DIMENSÕES DE 25 ATÉ 30 CM DE CADA LADO, FORMANDO UM QUADRADO.
TRAÇAR A PRIMEIRA LINHA DA BORDA DO PAPEL OU PAPELÃO 5 CM PARA DENTRO, E DEPOIS 3 CM ENTRE LINHAS.
LIGAR AS LINHAS EM QUATRO LINHAS PEQUENAS.

JOGO CONSISTE EM TRÊS PARTES PRINCIPAIS:

COLOCANDO AS PEÇAS: ESTA É A FASE INICIAL DO JOGO ONDE CADA JOGADOR COLOCA UMA PEÇA DE CADA VEZ ALTERNANDO ENTRE JOGADORES, CASO UM DOS JOGADORES FORME UMA LINHA HORIZONTAL OU VERTICAL COM TRÊS PEÇAS (UMA TRILHA), ELE TERÁ O DIREITO DE REMOVER UMA PEÇA DE SEU ADVERSÁRIO DO TABULEIRO.

MOVENDO AS PEÇAS: ESTA FASE SE INICIA QUANDO AMBOS OS JOGADORES COLOCAREM SUAS NOVE PEÇAS EM JOGO. CONSISTE EM MOVER SUAS PEÇAS AO LONGO DE UMA DAS LINHAS DO TABULEIRO PARA UMA OUTRA CASA ADJACENTE. CASO UM DOS JOGADORES TENHA SOMENTE 3 PEÇAS EM JOGO, ELE PODE "VOAR" COM SUAS PEÇAS, PODENDO MOVER PARA QUALQUER CASA QUE NÃO ESTEJA OCUPADA POR UMA PEÇA DO ADVERSÁRIO.

REMOVENDO PEÇAS ADVERSÁRIAS: EM QUALQUER UMA DAS FASES ACIMA QUANDO UM JOGADOR FORMA UMA LINHA HORIZONTAL OU VERTICAL COM 3 PEÇAS ELE FARÁ UM "MOINHO", ISSO LHE DÁ O DIREITO DE REMOVER UMA PEÇA DE SEU ADVERSÁRIO, CONTUDO VOCÊ NÃO PODERÁ REMOVER UMA PEÇA DO SEU ADVERSÁRIO QUE FAZ PARTE DE UM MOINHO DELE, A NÃO SER QUE NÃO EXISTA OUTRA PEÇA PARA REMOVER.

ESTRATÉGIA

NO COMEÇO DO JOGO, É MUITO IMPORTANTE COLOCAR AS PEÇAS NOS LUGARES MAIS VERSÁTEIS PARA TENTAR FORMAR IMEDIATAMENTE MOINHOS E NÃO COMETER O ERRO DE CONCENTRAR AS PEÇAS PRÓPRIAS EM UMA ÁREA DO TABULEIRO.

UMA POSIÇÃO IDEAL, QUE GERALMENTE RESULTA EM UMA VITÓRIA, É SER CAPAZ DE COLOCAR UMA PEÇA QUE POSSA SE MOVIMENTAR ENTRE DOIS MOINHOS DIFERENTES 

FIM DA PARTIDA

O JOGO TERMINA QUANDO 3 SITUAÇÕES SÃO ALCANÇADAS:

  • SE UM JOGADOR REDUZIR AS PEÇAS DE SEU ADVERSÁRIO PARA 2.
  • SE UM JOGADOR DEIXAR SEU ADVERSÁRIO SEM NENHUMA JOGADA VÁLIDA. CASO SEU ADVERSÁRIO TENHA SOMENTE 3 PEÇAS EM JOGO, ELE NÃO PODERÁ SER "TRANCADO".
  • SE AMBOS JOGADORES ESTIVEREM COM 3 PEÇAS EM JOGO E, A PARTIR DESTE MOMENTO, SE EM 10 JOGADAS NÃO HOUVER VENCEDOR, O JOGO TERMINARÁ E SERÁ DECLARADO UM EMPATE.








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