Ciclismo de estrada ou ciclismo
em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada
em estradas utilizando de bicicletas próprias para dar para o ciclista este fim
que, no Brasil, são conhecidas por Speed.
O ciclismo de estrada é um
desporto bastante popular no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Os
países com maior número de competidores e de apoiantes são a Alemanha, a
Bélgica, a Espanha, a França, a Itália, os Países Baixos, Portugal e a Suíça.
No Brasil, até o início da década
de 1990, o esporte era praticamente ignorado pela mídia. Nos últimos anos, vem
ganhando visibilidade e, desde o início desta década, a televisão aberta vem
cobrindo vários eventos desta modalidade como, por exemplo, a Copa América de
Ciclismo e a Copa da República de Ciclismo.
Histórico
Os primeiros registros de corridas de ciclismo de
estrada datam do século XIX, mais especificamente em 31 de maio de 1868, tendo a prova
acontecido no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Ela foi vencida
pelo ciclista britânico James Moore.
Visando promover o ciclismo e demonstrar que a bicicleta era
viável como meio de transporte para cobrir grandes distâncias, em 1869
aconteceu a primeira prova entre duas cidades
percorrendo a distância de 123 km entre Paris e Ruão.
O vencedor foi novamente James Moore, que levou 10 horas e 25 minutos para
completar o percurso.
Tipos de provas
O ciclismo de estrada é regulado pela União Ciclística Internacional (UCI)
e possui diferentes modalidades, sendo as principais listadas abaixo:
Provas de um dia
São provas que acontecem em um único dia, possuindo
apenas uma largada e uma chegada. Estas provas são disputadas apenas por
equipes que percorrem distâncias que podem variar de 60 km a 280 km,
dependendo da categoria. É declarado vencedor o competidor que primeiro cruzar
a linha de chegada. Alguns exemplos de provas deste tipo são a Paris-Roubaix, Milão-Sanremo eLiège-Bastogne-Liège.
Critérios
São disputadas em circuito fechado à circulação e
que seguem uma das seguintes fórmulas:
Classificação na chegada da última volta.
Classificação sobre a base do número de voltas
completas e do número de pontos obtidos nos sprints intermediários.
O circuito deve ter entre 800m e 10.000m e a
distância total da prova pode variar entre 80 km e 150 km.
Provas individuais contra o relógio
Trata-se de uma modalidade olímpica onde os
competidores percorrem entre 15 km e 80 km distância, sendo declarado
vencedor aquele que completá-la no menor tempo. Nesta prova os ciclistas largam
um de cada vez em intervalos pré-determinados, não é autorizada a formação de pelotão e, no caso de ser alcançado por
algum outro competidor, não é permitido aproveitar-se do vácuo. Além disto, é
obrigatório guardar uma separação lateral de, ao menos, dois metros de qualquer
outro competidor.
Provas contra o relógio por equipes
Semelhante à prova individual contra o relógio,
onde os ciclistas de uma mesma equipe percorrem agrupados distâncias de até
100 km. Todos os ciclistas de uma equipe largam ao mesmo tempo e, caso
alcancem outra equipe, não é permitido aproveitar-se do vácuo formado pela
equipe alcançada. O tempo final de cada equipe é atribuído a partir de um
determinado competidor da equipe, por exemplo o quarto, que pode variar
conforme a competição.
Provas por etapas
Consiste em diversas 'provas' ou 'tiradas'
disputadas consecutivamente, devendo acontecer em, no mínimo, dois dias. O
competidor que acumular o menor tempo para completar todas as etapas é
considerado o vencedor geral. Provas por etapas normalmente possuem outras
classificações e premiações como a classificação geral por pontos, geralmente
atribuída aos velocistas e classificação geral de montanha. Também é comum que
uma ou mais etapas seja do tipo contra o relógio individual. As mais famosas
competições deste tipo são o Tour de
France, Giro d'Italia e a Vuelta a España.
Ultra maratona
São provas que possuem uma única etapa que cobre
distâncias muito longas e duram normalmente vários dias. A mais conhecida prova
desta modalidade é o Race Across America (RAAM). RAAM é uma corrida que
percorre os Estados Unidos da América de costa a costa em uma única etapa e que
cobre aproximadamente 3000 milhas em cerca de uma semana.
Equipes
Mesmo que permaneça o princípio de que o primeiro
competidor a cruzar a linha de chegada é o vencedor, muitos ciclistas fazem
parte de equipes. Normalmente as equipes dispõem de patrocínios comerciais,
sendo que nas equipes profissionais ou semi-profissionais, o nome do principal
patrocinador acaba se tornando também o nome da equipe. O tamanho das equipes
pode variar de três ciclistas em um evento amador até uma dúzia em uma corrida
profissional.
Antes e durante a corrida, os ciclistas de cada
equipe decidem entre si qual deles tem a melhor chance de vitória. Entre os
fatores que influem nesta escolha estão o relevo, traçado, características da
prova, possibilidade de chegada em sprint, entre outros. O restante da equipe
se dedicará a ajudar o líder escolhido protegendo-o do vento ou se recusando a
perseguir o pelotão no caso de ele escapar, por exemplo, sempre respeitando a
estratégia que foi escolhida.
Em corridas profissionais, existe a figura do
diretor da equipe que acompanha a competição em um carro próprio da equipe e
tem a função de estrategista. Nestes casos, a coordenação da equipe acontece
através de rádio entre os ciclistas e o diretor, que também monitora a
situação, sugerindo alterações na estratégia conforme os acontecimentos. Por
vezes, a influência da comunicação por rádio nas táticas de
corrida é alvo de discussão entre os entusiastas do ciclismo. Alguns argumentam
que a introdução da comunicação por rádio na década de
1990, diminuiu a importância do conhecimento tático individual de
cada ciclista, tornando as corridas menos emocionantes.
Tipos de ciclistas
Os ciclistas de estrada podem ser separados
conforme sua especialidade:
Escalador:
ciclista especialista em subidas de montanhas.
Contrarelógista: ciclista especialista em provas
individuais contra o relógio.
Velocista: também conhecido por sprinter, é capaz de atingir
grandes velocidades, no entanto não conseguem mantê-la por muito tempo.
Domestique: ou gregário, sacrifica seu desempenho para ajudar
a equipe.
Passista: é capaz de manter um ritmo de competição
por um período prolongado, geralmente por várias horas.
Objetivo
O objetivo da competição é bastante simples: chegar
em primeiro lugar na linha de chegada. Diversas táticas são empregadas para
alcançar esta meta. Normalmente, um grupo de corredores tenta escapar do pelotão atacando e fugindo, de maneira a
reduzir o número de concorrentes aptos a competir pela vitória. Se esta ruptura
não ocorre e o grupo principal chega unido em sua maioria até a reta final,
costuma ocorrer uma disputa no último quilômetro ou nos últimos quinhentos
metros conhecida como sprint,
quando o vencedor costuma ser um atleta cuja principal qualidade é a habilidade
para desenvolver, de maneira explosiva, um grande arranque por um curto período
de tempo. Normalmente, as equipes dos bons sprinters tentam evitar as escapadas, de modo que sempre
haja um sprint ao
final da competição.
Resistência
Durante a competição, é importante que o ciclista
preserve suas energias trafegando em grupos, de modo a evitar o desgaste
oriundo da resistência
do ar.
As etapas contra-relógio são
disputadas com medição individual do tempo de cada competidor, geralmente em
percursos menores (de até 60 km), que percorrerá todo o trajeto sozinho, pois
os ciclistas são liberados para a estrada a intervalos regulares (1, 2 ou 3
minutos) é o usual.
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