DESAFIO CINCO MARIAS DE PAPEL
COM VÁRIOS NOMES ESTE JOGO É MAIS CONHECIDO COMO CINCO-MARIAS, PIPOQUINHA OU BELISCO, É UM JOGO TAMBÉM CONHECIDO COMO "BRINCADEIRA DOS CINCO SAQUINHOS", OU "DAS CINCO PEDRINHAS", QUE DEVEM TER TAMANHOS APROXIMADOS. NO CASO DOS SAQUINHOS, SÃO DE TECIDO, DE MAIS OU MENOS 3 POR 4 CENTÍMETROS, COM ENCHIMENTO DE AREIA, FARINHA, GRÃOS DE ARROZ OU FEIJÃO.
MAS PODE SER JOGADO COM BOLINHAS DE PAPEL OU PEDRINHAS DO MESMO TAMANHO.
AS CINCO-MARIAS TÊM ORIGEM NUM COSTUME DA GRÉCIA ANTIGA. QUANDO QUERIAM CONSULTAR OS DEUSES OU TIRAR A SORTE, OS HOMENS JOGAVAM OSSINHOS DA PATA DE CARNEIRO E OBSERVAVAM COMO CAÍAM.
CADA LADO DE UM OSSINHO TINHA UM NOME E UM VALOR, E A RESPOSTA DIVINA ÀS PERGUNTAS HUMANAS ERA INTERPRETADA A PARTIR DA SOMA DESSES NÚMEROS. O LADO MAIS LISO ERA CHAMADO KYON (VALIA 1 PONTO); O MENOS LISO, COOS (6 PONTOS); O CÔNCAVO, YPTION (3 PONTOS); E O CONVEXO, PRANES (4 PONTOS).
ESSA PODE SER A ORIGEM DOS DADOS (DO LATIM, “DADUS”, QUE QUER DIZER “DADO PELOS DEUSES”), SEGUNDO RENATA MEIRELLES, AUTORA DO LIVRO "GIRAMUNDO E OUTROS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DOS MENINOS DO BRASIL".
COM O TEMPO, OS OSSINHOS FORAM SUBSTITUÍDOS POR PEDRINHAS, SEMENTES E PEDAÇOS DE TELHA ATÉ CHEGAR AOS SAQUINHOS DE TECIDO RECHEADOS COM AREIA, GRÃOS OU SEMENTES, CONTA MEIRELLES.
REGRAS DO JOGO:
JOGAR TODOS OS SAQUINHOS NO CHÃO (OU OUTRA SUPERFÍCIE) E PEGAR UM DELES SEM TOCAR NOS DEMAIS; JOGAR PARA O ALTO O SAQUINHO ESCOLHIDO, ENQUANTO PEGA UM DOS OUTROS QUATRO QUE ESTÃO NO CHÃO, E SEM ENCOSTAR NOS RESTANTES; SEGURAR O SAQUINHO NA VOLTA, COM A MESMA MÃO, ANTES QUE ELE CAIA NO CHÃO; REPETIR O MESMO PARA CADA UM DOS QUATRO SAQUINHOS.
NOVAMENTE, JOGAR OS CINCO SAQUINHOS NO CHÃO E PEGAR UM, SEM TOCAR NOS RESTANTES; REPETIR A ETAPA ANTERIOR, SÓ QUE AGORA DE DOIS EM DOIS SAQUINHOS.
REPETIR TUDO, MAS DESTA VEZ PEGANDO UM SAQUINHO E DEPOIS OS TRÊS RESTANTES AO MESMO TEMPO.
JOGAR OS SAQUINHOS, PEGAR UM, JOGÁ-LO PARA O ALTO, PEGAR OS QUATRO SAQUINHOS RESTANTES DE UMA SÓ VEZ E EM SEGUIDA PEGAR O SAQUINHO QUE ESTAVA NO AR SEM DEIXAR CAIR NENHUM.
NA ÚLTIMA ETAPA, JOGAR OS CINCO SAQUINHOS NO CHÃO E PEGAR UM SEM TOCAR NOS DEMAIS; COM A OUTRA MÃO, FORMAR UM TÚNEL POR ONDE OS QUATRO SAQUINHOS RESTANTES DEVERÃO SER PASSADOS, UM DE CADA VEZ, ENQUANTO O SAQUINHO ESCOLHIDO ESTIVER LANÇADO AO AR.
OBSERVAÇÃO: SE O JOGADOR TOCAR NUM DOS SAQUINHOS QUE ESTÃO NO CHÃO, QUE NÃO SEJA O ESCOLHIDO PARA A EXECUÇÃO DA JOGADA, OU DEIXAR ALGUM DELES CAIR DA MÃO, PASSARÁ A VEZ AO PRÓXIMO JOGADOR.
GANHA QUEM PASSAR TODAS AS FASES.
DEPENDENDO DE CADA REGIÃO OU CULTURA PODE MUDAR AS REGRAS, MAS O PRINCIPAL OBJETIVO E JOGAR A MARIA PARA O ALTO E AJUNTAR OUTRA SEM DEIXAR A PRIMEIRA CAI NO CHÃO.
Comentários