DESAFIO JOGO DA VELHA COM EXERCÍCIO FÍSICO
QUEM NUNCA JOGOU JOGO DA VELHA NA ESCOLA OU EM CASA É UM JOGO TRADICIONAL, UM DOS PASSATEMPOS MAIS JOGADOS
NAS ESCOLAS, AQUELE MOMENTO ÉPICO DA AULA CHATA.
BRINCADEIRA PESSOAL
É UM JOGO MUITO DIVERTIDO E AJUDA MUITO NO DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES LOGICAS, ELE POSSIBILITA AO JOGADOR CRIAR ESTRATÉGIAS DE JOGO, E AJUDA NA CONCENTRAÇÃO.
ORIGEM
A REFERÊNCIA MAIS ANTIGA QUE SE TEM DESSE PASSATEMPO SURGIU EM ESCAVAÇÕES NO TEMPLO DE KURNA, DO SÉCULO XIV ANTES DE CRISTO, NO EGITO. ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, PORÉM, MOSTRAM QUE ELE FOI DESENVOLVIDO INDEPENDENTEMENTE EM DIFERENTES REGIÕES DO PLANETA, COMO A CHINA ANTIGA E A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA. SABE-SE TAMBÉM QUE FAZ PARTE DOS JOGOS CONHECIDOS COMO “FAMÍLIA DO MOINHO” OU “TRILHA” – NOS QUAIS O OBJETIVO É POSICIONAR AS PEÇAS DE MODO QUE FORMEM UMA LINHA RETA. HÁ TAMBÉM VERSÕES EM QUE VARIAM OS NÚMEROS DE LINHAS E COLUNAS, GERALMENTE TRÊS OU CINCO. CONHECIDO PRATICAMENTE EM TODO O MUNDO, O JOGO VARIA DE NOME CONFORME A REGIÃO. NA CHINA DE 500 A.C., ERA CONHECIDO COMO LUK ISUT K-I. NOS PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA, CHAMA-SE TIC-TAC-TOE.
AS REGRAS
JOGO ONDE DOIS PARTICIPANTES ESCOLHEM DOIS SÍMBOLO OU OBJETOS PARA O JOGO. NORMALMENTE É USADO AS LETRAS X E O PARA JOGO REALIZADA COM CANETA É PAPEL.
SE FOR FEITO NO TABULEIRO, QUE PODE SER DESENHADO, COM TRÊS LINHAS VERTICAIS E TRÊS LINHAS HORIZONTAIS. OS ESPAÇOS EM BRANCO DESSAS LINHAS E COLUNAS SERÃO PREENCHIDOS COM OS SÍMBOLOS ESCOLHIDOS.
O OBJETIVO DESSE JOGO É COLOCAR TRÊS OBJETOS EM LINHA RETA PODENDO SER NA VERTICAL, HORIZONTAL E TRANSVERSAL COM UM MESMO SÍMBOLO (X OU O) E IMPEDIR QUE SEU ADVERSÁRIO FAÇO ISSO PRIMEIRO QUE VOCÊ.
DESAFIO JOGO DA VELHA COM EXERCÍCIO FÍSICO
NESTE JOGO ANTES PARA INICIAR A PARTIDA TIRA-SE NA SORTE (PEDRA, PAPEL E TESOURA) QUEM GANHA DEFINE O DESAFIO E INICIA O JOGO.
O DESAFIO DEVE SER UM EXERCÍCIO FÍSICO:
EXEMPLOS:
10 POLICHINELOS;
5 PULOS SÓ COM A PERNA DIREITA;
5 PULOS SÓ COM A PERNA ESQUERDA;
IMITAR UM ANIMAL;
5 APOIOS;
Comentários